Disfunção Temporomandibular (DTM)

A DTM engloba todas as disfunções que acometem a Articulação Temporomandibular (ATM), responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca. 

Se você sente estalos na mandíbula quando mastiga, acorda com os dentes “apertados”, tem dores de cabeça frequentes e range os dentes ao dormir, pode sofrer de DTM. Diagnosticar e tratar o quadro precocemente, é essencial para recuperar sua saúde oral e qualidade de vida.

Em tempos de pandemia, o que tem aparecido frequentemente em nosso consultório é a maior incidência de dores na lateral do rosto, de cabeça e as fraturas dentais, sinais comumente relacionados às Disfunções Temporomandibulares (DTM). 

Motivos para este dado não faltam: a DTM sofre influência de fatores genéticos, anatômicos, hormonais, sociais mas um dos principais fatores é o  emocional. 

Seu caráter biopsicossocial revelou que o contexto de estresse, medo e ansiedade que vivemos em função do surto de COVID-19 pode influenciar na gravidade da doença com efeitos nas estruturas dentais e musculares, como tem sido frequentemente relatado. 

Dentro deste cenário, tornou-se imprescindível revisar nossa rotina de cuidados com a saúde. Se você apresenta os sintomas citados anteriormente seria bom passar por uma avaliação!