Cirurgia Bucomaxilofacial

Essa é a especialidade odontológica que trata doenças da cavidade oral e seus anexos, como: traumatismos e deformidades faciais; traumas e deformidades dos maxilares; tumores; cistos nos maxilares; manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose e sífilis, entre outras.

Os procedimentos mais simples são de realização ambulatorial, como remoção de dentes inclusos; retirada de cistos e pequenos tumores benignos; cirurgias para adaptação protética e outras. Os mais complexos necessitam de estrutura hospitalar, como as intervenções sobre fraturas faciais; remoção de grandes tumores; cirurgias ortognáticas e outras.

O tratamento Orto-cirúrgico é indicado para as correções de má-oclusões (“mordidas erradas”) que apresentam deformidades dentárias e esqueléticas ao mesmo tempo.

A cirurgia ortognática é uma técnica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como anomalias dentofaciais, as quais podem originar distúrbios da mordida, articulações e respiração, e também reflete muito na estética. 

Trata-se, portanto, de um procedimento estético-funcional capaz de restaurar a harmonia facial e a função mastigatória. 

Enquanto isso o paciente deve ser submetido a um tratamento ortodôntico, no qual a posição dos dentes é corrigida em função das bases ósseas: os dentes superiores em relação à maxila e os inferiores à mandíbula. 

O resultado final é obtido após a finalização do tratamento ortodôntico. Neste período é realizado o ajuste final da mordida no pós cirúrgico. Só após essa fase será possível retirar o aparelho ortodôntico.

Casos com deformidades esqueléticas, em adultos, precisam da combinação do tratamento Orto-Cirurgia para atingirem um resultado de excelência.

Para que a cirurgia ortognática proporcione excelentes resultados, o paciente deverá antes preparar os dentes com o profissional ortodontista. 

Este deverá realizar a descompensação ortodôntica, que significa colocar os dentes em uma posição certinha em relação as bases ósseas da maxila e da mandíbula, com o auxílio dos diversos tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis no mercado. 

Quando os dentes não são descompensados completamente pode haver um comprometimento do resultado estético da cirurgia, já que a movimentação óssea fica limitada pelo mau posicionamento dos dentes. 

Por isso a importância de procurar uma ortodontista especializada, pois trata-se de uma mecânica ortodôntica diferenciada em termos técnicos e teóricos.