O tratamento orto cirúrgico é uma solução indicada para os casos de má oclusão dentária e esquelética, ou seja, quando as arcadas superior e inferior não se conectam de forma adequada. Saiba mais sobre essa possibilidade e como funciona esse tipo de intervenção.
O que é o tratamento orto cirúrgico?
Basicamente, ele consiste na combinação do tratamento ortodôntico com a cirurgia ortognática. Essa cirurgia é realizada pelo cirurgião bucomaxilofacial para corrigir o posicionamento dos maxilares.
Quando o paciente tem um crescimento desproporcional e disfuncional dos seus maxilares, por exemplo, a cirurgia ortognática vai corrigir essas anomalias para restaurar as funções bucais, estéticas e mastigatórias. Além disso, o procedimento também é uma maneira de ajudar a prevenir problemas articulares e respiratórios.
No tratamento orto cirúrgico, primeiro ocorre o preparo ortodôntico, ou seja, o início do tratamento ortodôntico com o uso do aparelho.
Mas qual aparelho?
O paciente pode escolher desde o aparelho fixo até os aparelhos estéticos, como o Invisalign.
Nessa fase nossa ortodontista vai corrigir a posição dos dentes do paciente na sua base óssea para que depois o cirurgião possa colocar os maxilares na posição correta. Assim, atingimos resultados mais satisfatórios com a cirurgia, que pode ser realizada na maxila, na mandíbula e/ou no mento.
O planejamento ortodôntico e ortognático deve ser elaborado em conjunto, sempre tendo como objetivo a correção tanto facial quanto da mordida do paciente.
Benefícios do tratamento orto cirúrgico para o paciente
Quando o paciente sofre de problemas no posicionamento dos ossos faciais, ele pode ter uma série de consequências, como dificuldades na mastigação, na fala, na respiração, na estética facial e até o próprio desalinhamento dos dentes.
Porém, apenas o tratamento ortodôntico não vai resolver nada disso. Nesses casos, a combinação entre a ortodontia e a cirurgia ortognática consegue solucionar as causas que estão por trás das queixas que levam o paciente ao consultório odontológico.
Consequentemente, ao final do tratamento, o paciente tem uma melhora significativa na sua saúde, qualidade de vida e autoestima.
Quer saber mais sobre esse tipo de tratamento e se ele é indicado para o seu caso? Entre em contato e agende a sua consulta!